Palestra de Audiovisual com Márcio Rezende

Márcio Rezende veio lá do Rio de Janeiro para falar com a galera aqui no segundo dia de Meetcom. Dentre outras coisas, Márcio veio como representante do Canal Futura e contou um pouco sobre a história do canal do conhecimento e o seu papel na sociedade.

O Futura começou em 1997 como um canal da Fundação Roberto Marinho e, desde então, vem conquistando o coração de professores e estudantes com seus conteúdos atuais e educativos. Como TV educativa, o canal passou por diversas mudanças ao longo dos anos para abranger uma gama maior de pessoas.

DSC_0260
Márcio informou ao público presente com muita precisão e desenvoltura (Foto: Luis Otávio)

O seu maior público hoje é de pessoas acima dos 40 anos e com nível de escolaridade alto, de nível superior para cima. O Futura, junto com seus parceiros, vê com bons olhos a migração do conteúdo televisivo e informativo para as mídias sociais e internet, tanto que a interação com os telespectadores aumentou muito de 2014 até hoje.

Tendo em mente o dinamismo dos jovens em consumir informações mais rapidamente, o Futura consegue disponibilizar diversos conteúdos pelo portal institucional e pelo facebook, ferramentas que mais utiliza, tentando conquistar esse público que vai dos 18 aos 38 anos de idade.

A palestra levantou vários temas que estão em pauta atualmente como o feminismo, preconceito, direitos LGBT e novas estratégias de educação. Totalmente engajado, o canal trata suas matérias como uma participação tanto do público quanto do entrevistado na formação do conteúdo, trazendo de forma mais humana informações relevantes – ou pelo menos deveriam ser – para públicos de todas as idades.

DSC_0267
Futura na web mostra o que de principal acontece nos canais digitais do Futura (Foto: Luis Otávio)

A maior polêmica levantada pela palestra, curiosamente, não foi um argumento apresentado pelo palestrante e sim uma tomada de cena de uma das reportagens que aproximava a imagem, de forma constrangedora, no decote da entrevistada. Isso gerou uma discussão sobre até onde vai o desrespeito que está arraigado no nosso cotidiano, além do fato de que tal imagem não poderia ter sido veiculada, principalmente em uma TV educativa.

No geral a palestra foi um sucesso. Com muito mais prós do que contras, o canal Futura hoje encontra-se na vanguarda no que diz respeito à educação e à disseminação dessa educação, seja em comunidades onde o canal é a única fonte de informação educacional na tv, seja para completar o processo de convergência trazendo telespectadores a acompanhar outros conteúdos pela internet e gerar discussões e debates sobre a atual situação do país e do mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s